terça-feira, 14 de julho de 2009

A dor é definida clinicamente como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com um dano tecidual real ou potencial”.
A dor é um dos motivos mais freqüentes para a procura do paciente por tratamento.
Como é uma experiência subjetiva, com múltiplos fatores influenciando sua percepção e manifestação, sua avaliação objetiva na prática clínica ainda é imprecisa.
Os fatores que podem influenciar a experiência dolorosa incluem a intensidade do estímulo e a interpretação desse estímulo.
A redução da dor é um objetivo comum do tratamento.

Existem questionários básicos para a dor que em geral tentam proporcionar uma quantificação da intensidade da dor do paciente.
A escolha de um instrumento ou questionários para mensurar a dor deve, antes de tudo, ser de fácil aplicabilidade e adequar-se ao nível de compreensão do paciente.
Sendo importante reavaliações subseqüentes do paciente com o mesmo questionário escolhido, ajudará até para acompanhar a evolução do paciente.

- Questionários Básicos :


  • ESCALA NUMÉRICA DA DOR:Tem por finalidade obter uma classificação subjetiva da intensidade da dor do paciente. Pede-se ao paciente que classifique seu nível de dor numa escala de 0 a 10, no qual zero representará um estado sem dor e dez a pior dor imaginável. O escore consiste na interpretação para o profissional com base na escala de 10 pontos: 0 a 2 baixo nível de dor / 3 a 5 nível moderado de dor e 6 a 10+ nível alto de dor podendo ocorrer alterações nos padrões de movimento.

    Ex.: SEM DOR--------------------COM DOR

Marque na tabela abaixo a nota que você daria para sua DOR atual.

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

*0=nenhuma dor. 10= máxima dor possível



  • ESCALA ANÁLOGA VISUAL:
    Esse instrumento consiste em uma linha de 10cm com descrito em cada extremidade: nenhuma dor e a pior dor. O paciente deverá marcar um traço através da linha que representará sua dor atual. O profissional irá interpretar registrando com uma régua primeiramente a distancia da marca do paciente em relação a extremidade “sem dor” quanto maior for esta distância maior será a dor do paciente. Posteriormente basea-se no escore: 0 a 2,9cm baixo nível de dor / 3 a 5,9cm nivel moderado e 6 a 10,5 cm nível alto de dor podendo ter alterações nos padrões do movimento.

    Ex:


  • QUESTIONÁRIO DE McGILL PARA A DOR
    O questionário consiste em 20 categorias de palavras usadas para descrever a dor. Pede-se ao paciente que selecione uma palavra de cada grupo que melhor represente a sua dor. Depois o profissional saberá se a dor do paciente é mais psicológica ou real.

    Os sub-grupos de 1 a 10 representam respostas sensitivas à experiência
    dolorosa (tração, calor, torção, entre outros): os descritores dos sub-grupos de 11 a 15 são respostas de caráter afetivo (medo, punição, respostas neurovegetativas, etc.); o sub-grupo 16 é avaliativo (avaliação da experiência global) e os de 17 a 20 são miscelânea.


  • DESENHO DA DOR
    Tem com finalidade identificar a distribuição espacial dos sintomas, ou melhor, a localização e o tipo da dor do paciente. O paciente recebe um desenho da dor e pede-se para utilizar símbolos que representem sua experiência dolorosa atual nas localidades que sente a dor.
    Ex:
    Simbolos:

/// Em punhalada




XXX Em queimação


000 Alfinetes e agulhadas




=== Dormência


Outro questionário:







Escrito por, Priscila Paiva, e auxiliado por, Daniel Mendonça. Alunos da Universidade Católica de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário